TRAUMA FACIAL

Área de atuação do cirurgião-dentista
habilitado na especialidade de Cirurgia e
Traumatologia Bucomaxilofacial

TRAUMA FACIAL

A Traumatologia Bucomaxilofacial é uma área de atuação do profissional cirurgião-dentista devidamente habilitado na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que cuida dos traumas que ocorrem na região na face e boca.

Dentre as diversas causas deste tipo de problema, podemos citar: acidentes de trânsito, agressões físicas, quedas, acidentes domésticos, ferimentos por arma de fogo, dentre outras. 

O Conselho Regional de Odontologia em coordenação com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial vêm desenvolvendo campanhas de prevenção dos traumas de face. As medidas incluem orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito (uso de cinto de segurança e capacete), quedas – em especial em idosos – e acidentes domésticos com crianças. Além disso é importante enfatizar e esclarecer a população sobre o papel central do cirurgião bucomaxilofacial no tratamento destes tipos de lesões.

O tratamento de todo paciente vítima de trauma com acometimento da região facial deverá ser feito em âmbito hospitalar por uma equipe multidisciplinar. É importante que os protocolos internacionalmente reconhecidos do Suporte de Vida Avançado ao Trauma sejam seguidos nestas situações. Estes visam estabelecer uma avaliação sistemática e sequencial dos traumas, respeitando uma ordem de prioridade quanto ao potencial de riscos graves a vida do paciente.

Uma vez feita essa avaliação inicial, o cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial deverá avaliar possíveis danos na área maxilofacial decorrentes do trauma facial. Infelizmente, ainda é muito comum o paciente não ser avaliado corretamente por profissional devidamente habilitado, o que pode gerar atrasos no diagnóstico e sequelas.

O diagnóstico é feito com base no exame clínico e alguns exames de imagens utilizados rotineiramente nessas situações, tais como a tomografia computadorizada de face (TC). Certos tipos de fratura podem apresentar padrões de manifestação específicos e terem relação com a intensidade e direção do trauma. Desta forma, uma boa anamnese quanto a estes fatores guiará o Cirurgião Bucomaxilofacial durante o diagnóstico clínico para promover um adequado plano de tratamento.

Os danos decorrentes dos traumas faciais envolvem lacerações e abrasões de tecido mole facial; fraturas dos ossos da face e dos maxilares; prejuízo funcional à articulação temporomandibular (ATM); prejuízos à estética facial e a função mastigatória; lesões oculares; perda de dente(s) dentre outras.

O tratamento visa devolver a função mastigatória, reconstruir os ossos fraturados, corrigir danos aos tecidos moles e preservar a estética facial. Inicialmente é feito um atendimento de urgência no momento do trauma e alguns pacientes podem precisar posteriormente de cirurgia para correção das fraturas dos ossos da face. Estas cirurgias são feitas em âmbito hospitalar, sob anestesia geral, tendo em vista a complexidade cirúrgica.

É importante salientar que o diagnóstico e tratamento cirúrgico precoce das fraturas faciais são a melhor abordagem - quando possível - nos pacientes vítimas destas lesões.

Por conseguinte devemos alertar os pacientes sobre o importante papel do Cirurgião Bucomaxilofacial na avaliação de todo tipo de trauma facial. Este tipo de lesão pode causar severos danos funcionais e estéticos, sendo necessário o correto diagnóstico e tratamento por profissional habilitado.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Meu filho bateu a boca e o dente da frente caiu!! O que devo fazer?

Primeiramente devemos verificar se o seu filho perdeu o dente decíduo (“dente de leite”) ou o dente permanente. Quando esses dentes são perdidos é muito importante procurar imediatamente um Cirurgião – Dentista para recolocar esse dente. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances que esse dente tenham um bom prognóstico. Importante acondicionar esse dente em algum recipiente umedecido e limpá-lo gentilmente sem raspar ou escovar. Contudo, quando o dente perdido é um dente decíduo ou “dente de leite”, muitas vezes esse dente não é recolocado e o tratamento será baseado no acompanhamento das estruturas adjacentes. 

É muito importante tentar achar o dente quando o paciente o perde em decorrência de um trauma (queda ou acidente). Muitas vezes quando esses pacientes sofrem traumatismo o(s) dente(s) podem ser engolidos ou aspirados (nessa última situação é uma condição bastante preocupante); podem ser incluídos nos tecidos adjacentes, ou deslocados para dentro do osso. Para isso necessitamos de um adequado exame clínico e de radiografias e imagens para determinar se o dente foi realmente perdido ou apresenta-se dentro dos tecidos.

A melhor conduta em qualquer um dos casos é procurar urgentemente um Cirurgião-Dentista da sua confiança, de preferência um Cirurgia Buco-Maxilo-Facial ou algum hospital que tenha essa especialidade de plantão.

Eu tive um acidente e minha mordida não encaixa mais direto? O que pode estar acontecendo?

Você pode ter sido vitima de uma fratura em alguns dos ossos maxilares. Nessa situação e necessária a consulta o mais breve possível com um Cirurgião Bucomaxilofacial para que possa estabelecer o adequado tratamento para você. 

Na Maxilart possuímos uma equipe de profissionais altamente capacitados para poder atendê-lo. Agende uma avaliação!

Agende uma Consulta

Para lhe podermos atender e informar adequadamente sobre o seu caso é necessário uma avaliação pessoal em consulta.

Avaliação Preliminar

Na consulta inicial você terá um parecer sobre o seu caso. Eventualmente, poderão ser necessários exames de imagem para confirmar e definir um plano de tratamento.

Investimento no Tratamento

O valor de investimento e suas distintas formas de parcelamento/ pagamento poderá ocorrer por meio de convênio médico ou não.

Flexibilidade

As possibilidades de pagamento dos tratamentos, na medida do possível, serão configuradas para atender o seu contexto econômico-financeiro.

Convênios Médicos

Em muitos casos, procedimentos podem contar com cobertura de convênio médico. Conte com a nossa experiência e conhecimento para lhe orientar de forma a obter os benefícios que eventualmente tenha direito.

Comprometimento

Conte conosco para lhe proporcionar toda a informação necessária para o seu caso.

Maxilart. Função, Harmonia e Equilíbrio.

Resgatamos a harmonia e equilíbrio funcional da boca e dos maxilares, e, revelamos sorrisos e expressões para dar intensidade e brilho a todos os momentos da vida!

a todos os momentos da vida...