Câncer de Boca

Grupo de lesões que pode acometer
qualquer uma das regiões da cavidade oral,
incluindo lábios, gengivas, bochecha, língua e
toda a extensão do assoalho e céu da boca

Câncer de Boca

O câncer de boca é um grupo de lesões que pode acometer qualquer uma das regiões da cavidade oral, incluindo lábios, gengivas, bochecha, língua e toda a extensão do assoalho e palato (céu da boca). Está normalmente relacionado ao hábito de fumar e/ou beber bebidas alcoólicas. Esses hábitos podem aumentar em mais de 10x o risco de desenvolvimento dessa doença quando comparado a população geral. Algumas doenças pré-existentes na boca ou alterações decorrentes de próteses dentárias mal adaptadas que promovem um trauma crônico, também são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca.

Em geral, essas lesões podem apresentar-se como uma úlcera (afta), placa, mancha ou verruga que não cicatrizam no período de 3 semanas. Se você possuir uma lesão em boca que não cicatriza após esse período, procure um especialista para que o diagnóstico precoce seja estabelecido. 

Algumas lesões podem estar acompanhadas de alguns sinais e/ou sintomas tais como: sangramento, dor, desconforto, mal hálito, mobilidade de dentes, entre outros.

Na presença de qualquer alteração na mucosa (gengiva) ou nos dentes que não se resolva em curto espaço de tempo, o medico ou o cirurgião-dentista deve ser procurado para adequada condução do seu caso.

Muitos desses sinais e sintomas podem ser causados por outros tipos de doenças menos graves e benignas. Mas quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores as chances de cura.

Veja abaixo, em quais situações você deve ficar atento para
procurar seu médico e prevenir um câncer de boca:

 

  • Ferida que não cicatriza (sintoma mais comum)

  • Dor na boca que não passa

  • Nódulo persistente ou espessamento na bochecha

  • Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou qualquer outra área da boca

  • Irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou parada na garganta

  • Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir

  • Dificuldade ou dor para mover a mandíbula ou a língua

  • Inchaço na mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode

  • Dentes que ficam moles na gengiva ou dor ao redor dos dentes

  • Mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa

  • Aparecimento de nodulos (caroços) no pescoço

  • Perda de peso inexplicável

  • Sangramento persistente da gengiva ao redor dos dentes ou em lesões na mucosa

  • Mau hálito

Na presença de qualquer alteração na mucosa ou nos dentes que não se resolva em curto espaço de tempo, o medico ou o cirurgião dentista deve ser procurado.

 

Perguntas frequentes:

 

  • O que provoca as lesões que levam ao câncer de boca? 

  • Onde surgem preferencialmente, os tumores da boca?

  • Como diferenciar uma afta comum de um câncer?

  • Qual o tratamento nestes casos? 

O que provoca as lesões que levam ao câncer de boca?

Geralmente na borda lateral da língua. Mas pode ocorrer em outras áreas, como: 

Lábios, gengiva, assoalho da boca e palato (céu da boca). Regiões contíguas como a garganta (orofaringe) podem ser acometidas tambem.

Onde surgem preferencialmente, os tumores da boca?

Manchas de formato irregular, de coloração escura, com áreas mais enegrecidas, de aparecimento súbito ou em áreas de manchas ou pintas já existentes mas com mudança recente de suas características, merecem especial atenção. Sinais ou sintomas como sangramento, coceira intensa e dor devem ser valorizados.

Como diferenciar uma afta comum de um câncer?

As bordas da lesão produzida pelo câncer são mais endurecidas que as das aftas.

A afta é autolimitante, ou seja, após um período de aproximadamente 7 a 14 dias, há uma regressão espontânea da lesão. Já o câncer não acontece isso, a lesão não regride e vai aumentado de tamanho.

As aftas são úlceras rasas e muito dolorosas. Já as úlceras provocadas pelo câncer podem ser profundas e, em geral, não doem.

Qual o tratamento nestes casos?

Primeiramente deve-se realizar um diagnóstico preciso que se inicia através de um exame clínico minucioso e a realização de uma biópsia do local suspeito. A biópsia pode ser feita sob anestesia local, no consultório médico ou odontológico.

O tratamento definitivo é, em geral, realizado sob anestesia geral para remoção total da lesão com margem ampla de tecido ao redor. Em determinadas situações, há a necessidade de realizar a remoção de todos os gânglios linfáticos do pescoço conjuntamente (esvaziamento cervical) para tratar ou diminuir a possibilidade de metástases no pescoço. A quimioterapia e radioterapia podem ser utilizados em algum momento do tratamento,  dependendo da localização, extensão e grau da doença.

Na MAXILART possuímos profissionais altamente capacitados na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço dispondo de alto conhecimento cientifico e tecnológico para lhe proporcionar o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso. Agende sua consulta.

Agende uma Consulta

Para lhe podermos atender e informar adequadamente sobre o seu caso é necessário uma avaliação pessoal em consulta.

Avaliação Preliminar

Na consulta inicial você terá um parecer sobre o seu caso. Eventualmente, poderão ser necessários exames de imagem para confirmar e definir um plano de tratamento.

Investimento no Tratamento

O valor de investimento e suas distintas formas de parcelamento/ pagamento poderá ocorrer por meio de convênio médico ou não.

Flexibilidade

As possibilidades de pagamento dos tratamentos, na medida do possível, serão configuradas para atender o seu contexto econômico-financeiro.

Convênios Médicos

Em muitos casos, procedimentos podem contar com cobertura de convênio médico. Conte com a nossa experiência e conhecimento para lhe orientar de forma a obter os benefícios que eventualmente tenha direito.

Comprometimento

Conte conosco para lhe proporcionar toda a informação necessária para o seu caso.

Maxilart
Função, Harmonia e Equilíbrio

Resgatamos a harmonia e equilíbrio funcional da boca e dos maxilares, e, revelamos sorrisos e expressões para dar intensidade e brilho a todos os momentos da vida!

a todos os momentos da vida...